Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Blog Article
No universo das plantas exóticas destacam-se vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.
As Propriedades Ornamentais dasOrquídeas
As espécies de orquídeas são célebres por sua incrível riqueza de formas abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
Leia o artigo completo
Frequentemente avistadas em ecossistemas com alta umidade, estes exemplares apresentam mecanismos notáveis de sobrevivência em distintos nichos ecológicos.
Conhecendo Melhor as Tillandsias
As variedades de bromélias estão categorizadas na classificação botânica Bromeliaceae e são primariamente originárias do continente americano.
Exibindo configurações especiais, inúmeros exemplares produzem um tanque acumulador que armazena água. Esta adaptação permite a sobrevivência em períodos de estiagem.
Cuidados Essenciais para Exemplares Botânicos Sofisticados
Luminosidade Ideal
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com iluminação filtrada. Já as bromélias conseguem prosperar em variadas condições luminosas, dependendo da espécie.
Água e Condições Atmosféricas
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. É aconselhável irrigar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
Considerando os tipos que possuem cavidade central, é importante preservar água neste espaço substituindo-a a cada semana para evitar a proliferação de mosquitos.
Composto de Cultivo e Nutrientes
O ciclo vital destas flores é beneficiado em meios de cultivo próprios que permitem aeração das raízes.
Formulações compostas por elementos de origem arbórea, carbono ativado adicionados a itens de baixa compactação demonstram ser convenientes.
O plantio de bromélias é viável em diferentes materiais de suporte, a exemplo de formulações para espécies não-terrestres, terra rica em matéria orgânica ou até mesmo fixadas em troncos.
Problemas Comuns e Soluções
Pragas e Doenças
Cochonilhas, ácaros e pulgões aparecem regularmente ao longo da vida destas flores.
As medidas preventivas abrangem arejamento correto, manter a hidratação equilibrada e inspecionar regularmente suas plantas.
Desafios na Produção de Flores
Se suas orquídeas não florescem, avalie se há exposição a claridade apropriada. Inúmeras variedades demandam de oscilação de temperatura ao longo do dia para estimular o florescimento.
O florescimento destas plantas tipicamente ocorre somente em uma ocasião ao longo de sua existência, mas produzem brotos laterais que viabilizam reprodução vegetativa posteriormente ao período florido.
Vantagens de Manter Estas Espécies Ornamentais
Ultrapassando o valor ornamental, estas maravilhas naturais proporcionam vantagens para a atmosfera residencial.
Diversas categorias participam na purificação do ar, reduzindo componentes prejudiciais e amplificando a quantidade de vapor d'água.
O interesse em acumular flores tão distintas paralelamente disponibiliza efeitos positivos psicológicos, tranquilizando o espírito e instituindo relação com o ambiente natural.
Começando a Cultivar Espécies Ornamentais Sofisticadas
Aos novatos, indica-se estrear com categorias de fácil manutenção.
Tipos como as orquídeas de flores achatadas e espécimes de bromélias que não requerem solo são excelentes escolhas para entusiastas sem prática.
Investigue recomendações com vendedores experientes e fóruns virtuais para aumentar sua habilidade em relação a estas notáveis flores.